VI Semana da Educação e V Seminário de Estágio

Programação


19/09/2023 - 19h

Conferência de abertura: A Linguagem em práticas pedagógicas comprometidas com a transformação social

Prof. Dr. Thiago Moessa Alves

Vista como “[...] faculdade cognitiva exclusiva da espécie humana que permite a cada indivíduo representar e expressar simbolicamente sua experiência de vida, assim como adquirir, processar, produzir e transmitir conhecimento”, a linguagem nos dá “essa capacidade admirável de significar, isto é, de produzir sentido por meio de símbolos, sinais, signos, ícones etc. Nenhum gesto humano é neutro, ingênuo, vazio de sentido: muito pelo contrário, ele é sempre carregado de sentido, nos mais variados graus, e cabe justamente à nossa capacidade de linguagem interpretar o sentido implicado em cada manifestação dos outros membros da nossa espécie”.[1]

A linguagem desempenha um papel central na maneira como as sociedades funcionam e evoluem. Ela não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas um meio através do qual as ideias, valores, normas e culturas são transmitidos, compartilhados e moldados, portanto uma ferramenta poderosa para a transformação social. A Conferência de abertura incita ao questionamento de concepções de linguagem que podem orientar uma prática pedagógica comprometida com a transformação social.

 

20/09/2023 - 19h

“Práticas pedagógicas e o estágio supervisionado: desafios e possibilidades”

O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação de professores, pois oferece aos futuros educadores a oportunidade de aprofundar a relação teoria-prática no cotidiano de diferentes espaços educativos. Nesta VI Semana da Educação também ocorre o V Seminário de Estágio, momento para reflexões sobre a formação docente, o compartilhamento de experiências e práticas educativas. As oficinas ofertadas têm como intuito apresentar possibilidades de metodologias e práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas com estudantes da educação básica.

 

Oficina 1: Cores da Ciência: a utilização de experimentos para uma aprendizagem mais significativa. Prof. Dra. Patrícia da Silva Nunes

Resumo: Nesta oficina, serão abordados conteúdos da área de ciências, através  de experimentos, utilizando materiais do dia a dia e de fácil aquisição, a fim de apresentar ao futuro professor(a) as diferentes possibilidades de abordagem da área de ciências da natureza, conectando teoria e prática em busca de uma aprendizagem mais significativa.

Local: Laboratório de ciências da natureza

Vagas: 20

 

Oficina 2: Danças circulares. Prof. Dr. José Ricardo Silva

Resumo: Danças circulares são práticas coletivas que têm como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. Nesta oficina, as danças circulares serão apresentadas e vivenciadas como parte da cultura corporal do movimento e como possibilidade da prática pedagógica.

Local: Ginásio poliesportivo

Vagas: 30

 

Oficina 3: “Filosofinhos”. Prof. Esp. Rafael Straiotto Mindin

Resumo: Crianças são naturalmente curiosas. Então,  por que não usar essa característica fundamental para buscar o saber desde muito cedo? A oficina objetiva  demonstrar como a filosofia, introduzida de forma lúdica, favorece a exploração do universo e do conhecimento por crianças pequenas.

Local: a definir

Vagas: 30

 

Oficina 4: A linguagem teatral e algumas de suas possibilidades pedagógicas. Prof. Dr. Marcos Pavani

Resumo: O teatro possui recursos teóricos e técnicos, tais como improvisação, criação, coordenação, concentração, entre tantos outros usados para a criação artística, que podem também ser muito importantes para o desenvolvimento dos múltiplos aprendizados, tanto os escolares quanto os que se dão em outros espaços. Com o conhecimento e a experimentação de alguns desses recursos técnicos, objetiva-se possibilitar aos participantes a compreensão e a aquisição de partituras corporais que possam utilizar nas suas futuras práticas docentes.

Local: a definir

Vagas: 20

 

 

Comunicações Orais – 21/09 (quinta-feira)

19h às 21h30

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO I

Sala: A 204

Mediadora: Prof. Dra. Gislene Aparecida Silva Barbosa

Monitora: Raquel Soaris

RODADA I: 19h às 20h15

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

Leitura na BNCC: concepções, gêneros textuais e estratégias de leitura do 1º ao 5º ano

Thayná Otemaier Guariento

Gislene Aparecida da Silva Barbosa

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

Os jornais e as notícias: relato de uma sequência didática desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica

Charliane Duque Rocha Rodrigues

Mariana Melgarejo Martins

Rebecca Ribeiro Gino

Tariana de Jesus Gomes Leite

Relato de experiência

(apresentação presencial)

Projeto Bolsa de Leitura Familiar: um relato de experiência a partir do Pibid

Flávia Valeska de A. Ferreira

Priscila Coelho de Souza

Aline Pereira Lima

Relato de experiência

(apresentação presencial)

RODADA II: 20h15 às 21h30

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

A literatura de cordel em sala de aula: possibilidades para o desenvolvimento da fluência leitora

Érica Neves dos Santos Moreira

Patrícia dos Santos Araújo

Tamiris Aparecida Barbosa

Jussara Martinez

Relato de experiência

(apresentação presencial)

O Pibid no curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo campus Presidente Epitácio: um relato a partir das vivências em uma sala de leitura

Daniele Maria dos Santos

Amanda Stephanni da Costa

Aline Pereira Lima

Relato de experiência

(apresentação presencial)

Regências sobre estratégias de leitura e gêneros textuais no Programa Residência Pedagógica

Aimê Pelegrine dos Santos

Ariane Dias Moura

Davi Reis Silva Oliveira

Cláudia Renata Pinho Batista Luziano

Relato de experiência

(apresentação presencial)

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO II

Sala: B 107

Mediadora: Prof. Dra. Aleteia Eleuterio Alves Chevbotar

Monitora: Izaeli Galdino da Luz

RODADA I: 19h às 20h15

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

As contribuições da literatura infantil para a aprendizagem e/ou desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos de idade

Izaeli Galdino da Luz

Aleteia Eleuterio Alves Chevbotar

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

As contribuições das propostas de alfabetização desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica

Carolina Jardim dos Santos

Jessica Luana Pereira Neves

Thayane Aparecida Cano Moro

Juliana Aparecida Matias Zechi

Relato de experiência

(apresentação presencial)

Quintais brincantes e possibilidades para as escolas

Isabelle Clemente dos Santos

Aline Pereira Lima

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

RODADA II: 20h15 às 21h30

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

As vivências no PIBID em atividades de recreação, jogos e brincadeiras

Luana Domingos de Souza

Luana Correa

Kamily Vitoria da Silva

Aline Pereira Lima

 

Relato de experiência

(apresentação presencial)

O Programa de Iniciação à Docência e as atividades desenvolvidas com jogos e brincadeiras

Juliana Miranda Garbin

Ester Raquel Pereira da Silva

Evellyn Gabrielly Prado da Silva Campos

Aline Pereira Lima

Relato de experiência

(apresentação presencial)

O brinquedo na educação infantil: reflexões a partir do estágio obrigatório

Beatriz Leite Ferreira Vaz

Jonathan Oliveira Timoteo da Silva

Relato de experiência

(apresentação presencial)

 

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO III

Sala: B 108

Mediador: Prof. Esp. Rafael Straiotto Mindin

Monitor: Vitória D. S. Guimarães

RODADA I: 19h às 20h15

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

Atuação de pedagogos em espaços não escolares: um estudo de caso sobre prática profissional em projetos sociais

Ana Beatriz Santos do Nascimento Laia

Glauciane de Souza Carlos

Jéssica Kurak Ponciano

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

Formação de professores para a educação especial na perspectiva inclusiva a partir da narrativa de docentes com deficiência

Vitória D. S. Guimarães

João Vitor Neves Mello

Fernanda Cristina de Souza

Tamara de Lima

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

O brincar de crianças com TEA em contextos com a educação infantil inclusivos

Agatha Juliana Luna Gonçalves

Rafael Straiotto Mindin

Fernanda Cristina de Souza

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

RODADA II: 20h15 às 21h30

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

A ludicidade e a relação professor-aluno: um olhar a partir da revisão bibliográfica

Larissa Nogueira dos Santos

Helena Vitória Ferreira da Silva

Victória Roberta Soares Silva

Caio Campos Morais

Pesquisa concluída

(apresentação presencial)

Os discursos das crianças em relação ao brincar nas plataformas e atividades multimidiáticas

Joaquim Ferreira da Cunha Neto

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação virtual)

O uso de tablets na realização das atividades do Programa Residência Pedagógica

Isabelle Clemente dos Santos

Laís Fernanda Pereira Martins

Suellen de Jesus Barrios Ribeiro Silva

Relato de experiência

(apresentação presencial)

 

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO IV

Sala: B 109

Mediador: Prof. Dra. Tamara de Lima

Monitor: Vitória D. S. Guimarães

RODADA I: 19h às 20h15

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

A importância da brincadeira na educação infantil: experiências e reflexões de um estágio na pandemia da Covid-19

Karina Pauliquevis Ferreira Siqueira

José Ricardo Silva

Pesquisa concluída

(apresentação presencial)

Clima ético institucional na perspectiva de servidores técnicos e docentes

Leiriely Ap. Lopes de Holanda

Juliana Aparecida Matias Zechi

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

Educação e pandemia de Covid-19: desafios e possibilidades na perspectiva dos professores de ensino fundamental I

Maria Eduarda Oliveira de Jesus

Juliana Aparecida Matias Zechi

 

Pesquisa concluída

(apresentação presencial)

RODADA II: 20h15 às 21h30

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

Estágio docência para pós-graduandos: relato de experiência

Edson Luís Rezende Júnior

Relato de experiência

(apresentação virtual)

Programa Residência Pedagógica e regência de aulas: o que fica para nós futuros professores?

 

Agatha Juliana Luna Gonçalves

João Vitor Mello Neves

Vitória D. S. Guimarães

Jacqueline Paula da Silva Ferreira

Relato de experiência

(apresentação presencial)

Transformações na prática docente: Reflexões a partir do Programa Residência Pedagógica

 

     Grasielle Cristina Almeida Cruz

Ingrid Guimarães dos Santos

Vanessa dos Santos Silva Cavalcanti

Cátia Gonçalves Vantini da Rocha

Relato de experiência

(apresentação presencial)

 

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO V

Sala: D 104

Mediadora: Prof. Dra. Débora Alfaro São Martinho da Silva

Monitora: Maria Eduarda Alves Sant’Ana Silva

RODADA I: 19h às 20h15

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

A atividade lúdica no contexto de uma pesquisa-intervenção

Daniele Maria dos Santos

Joyce Juliana Ferreira Viegas

Mayana Ribeiro Sobrinho

Laissa Caroline Vieira Ferreira

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

Aplicação de práticas pedagógicas no ensino fundamental: a relação do brincar no âmbito escolar

Barbara Caravante Dias

Geovanna Vitória Moraes Barros

Isabela Rodrigues Cruz

Tatielly Vitória Dias dos Santos

 

Relato de experiência

(apresentação presencial)

Promovendo a representatividade na ciência: uma investigação inicial sobre a percepção da concepção de cientista nos anos iniciais do ensino fundamental

Amanda Gabriella Bonilha da Silva

Patrícia da Silva Nunes

 

Relato de experiência

(apresentação presencial)

RODADA II: 20h15 às 21h30

Título do Trabalho

Autores

Modalidade

O Pibid e o trabalho com recomposição de aprendizagens: um relato de experiência

 

Maria Gabriela Marcelino

Aline Pereira Lima

Relato de experiência

(apresentação presencial)

Vivências e contribuições do estágio não obrigatório para a formação inicial do pedagogo

Carolina Jardim dos Santos

Aline Pereira Lima

Relato de experiência

(apresentação presencial)

Vivências na educação infantil e as contribuições para a formação inicial

Jéssica Luana Pereira Neves

Thayane Aparecida Cano Moro

Aline Pereira Lima

Relato de experiência

(apresentação presencial)

 

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO VI

Sala: D105

Mediador: Prof. Dr. Leandro Antônio Guirro

Monitora: Bianca Rezende Lemes

RODADA 1 – 19h às 20h15

Título do trabalho

Autores

Modalidade

A BNCC e a produção de hegemonia: considerações sobre as estratégias do capital para a legitimação da sociabilidade burguesa

Fernanda Cristina Martins Martti

Ione da Silva Cunha Nogueira

Pesquisa concluída

(apresentação virtual)

A Colônia Húngara Hárpad e o ensino de história local: uma proposta formativa no âmbito do PIBID

Bianca Rezende Lemes

Yolanda Maria Ortega

Leandro Antonio Guirro

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

Educação do campo: a luta do movimento sem-terra e o estabelecimento de políticas públicas destinadas a garantir o direito à educação

Laís Fernanda Pereira Martins

Débora Alfaro São Martinho da Silva

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

O ensino de história local a partir da figura “Chapéu de Couro”

Aimê Pelegrine Santos

Luciani Puerta da Silva Oliveira

Leandro Antonio Guirro

Pesquisa em desenvolvimento

(apresentação presencial)

 

[1] https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/linguagem






Desenvolvido por Equipe