19/09/2023 - 19h
Conferência de abertura: A Linguagem em práticas pedagógicas comprometidas com a transformação social
Prof. Dr. Thiago Moessa Alves
Vista como “[...] faculdade cognitiva exclusiva da espécie humana que permite a cada indivíduo representar e expressar simbolicamente sua experiência de vida, assim como adquirir, processar, produzir e transmitir conhecimento”, a linguagem nos dá “essa capacidade admirável de significar, isto é, de produzir sentido por meio de símbolos, sinais, signos, ícones etc. Nenhum gesto humano é neutro, ingênuo, vazio de sentido: muito pelo contrário, ele é sempre carregado de sentido, nos mais variados graus, e cabe justamente à nossa capacidade de linguagem interpretar o sentido implicado em cada manifestação dos outros membros da nossa espécie”.[1]
A linguagem desempenha um papel central na maneira como as sociedades funcionam e evoluem. Ela não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas um meio através do qual as ideias, valores, normas e culturas são transmitidos, compartilhados e moldados, portanto uma ferramenta poderosa para a transformação social. A Conferência de abertura incita ao questionamento de concepções de linguagem que podem orientar uma prática pedagógica comprometida com a transformação social.
20/09/2023 - 19h
“Práticas pedagógicas e o estágio supervisionado: desafios e possibilidades”
O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação de professores, pois oferece aos futuros educadores a oportunidade de aprofundar a relação teoria-prática no cotidiano de diferentes espaços educativos. Nesta VI Semana da Educação também ocorre o V Seminário de Estágio, momento para reflexões sobre a formação docente, o compartilhamento de experiências e práticas educativas. As oficinas ofertadas têm como intuito apresentar possibilidades de metodologias e práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas com estudantes da educação básica.
Oficina 1: Cores da Ciência: a utilização de experimentos para uma aprendizagem mais significativa. Prof. Dra. Patrícia da Silva Nunes
Resumo: Nesta oficina, serão abordados conteúdos da área de ciências, através de experimentos, utilizando materiais do dia a dia e de fácil aquisição, a fim de apresentar ao futuro professor(a) as diferentes possibilidades de abordagem da área de ciências da natureza, conectando teoria e prática em busca de uma aprendizagem mais significativa.
Local: Laboratório de ciências da natureza
Vagas: 20
Oficina 2: Danças circulares. Prof. Dr. José Ricardo Silva
Resumo: Danças circulares são práticas coletivas que têm como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. Nesta oficina, as danças circulares serão apresentadas e vivenciadas como parte da cultura corporal do movimento e como possibilidade da prática pedagógica.
Local: Ginásio poliesportivo
Vagas: 30
Oficina 3: “Filosofinhos”. Prof. Esp. Rafael Straiotto Mindin
Resumo: Crianças são naturalmente curiosas. Então, por que não usar essa característica fundamental para buscar o saber desde muito cedo? A oficina objetiva demonstrar como a filosofia, introduzida de forma lúdica, favorece a exploração do universo e do conhecimento por crianças pequenas.
Local: a definir
Vagas: 30
Oficina 4: A linguagem teatral e algumas de suas possibilidades pedagógicas. Prof. Dr. Marcos Pavani
Resumo: O teatro possui recursos teóricos e técnicos, tais como improvisação, criação, coordenação, concentração, entre tantos outros usados para a criação artística, que podem também ser muito importantes para o desenvolvimento dos múltiplos aprendizados, tanto os escolares quanto os que se dão em outros espaços. Com o conhecimento e a experimentação de alguns desses recursos técnicos, objetiva-se possibilitar aos participantes a compreensão e a aquisição de partituras corporais que possam utilizar nas suas futuras práticas docentes.
Local: a definir
Vagas: 20
Comunicações Orais – 21/09 (quinta-feira)
19h às 21h30
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO I |
||
Sala: A 204 Mediadora: Prof. Dra. Gislene Aparecida Silva Barbosa Monitora: Raquel Soaris |
||
RODADA I: 19h às 20h15 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
Leitura na BNCC: concepções, gêneros textuais e estratégias de leitura do 1º ao 5º ano |
Thayná Otemaier Guariento Gislene Aparecida da Silva Barbosa |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
Os jornais e as notícias: relato de uma sequência didática desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica |
Charliane Duque Rocha Rodrigues Mariana Melgarejo Martins Rebecca Ribeiro Gino Tariana de Jesus Gomes Leite |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
Projeto Bolsa de Leitura Familiar: um relato de experiência a partir do Pibid |
Flávia Valeska de A. Ferreira Priscila Coelho de Souza Aline Pereira Lima |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
RODADA II: 20h15 às 21h30 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
A literatura de cordel em sala de aula: possibilidades para o desenvolvimento da fluência leitora |
Érica Neves dos Santos Moreira Patrícia dos Santos Araújo Tamiris Aparecida Barbosa Jussara Martinez |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
O Pibid no curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo campus Presidente Epitácio: um relato a partir das vivências em uma sala de leitura |
Daniele Maria dos Santos Amanda Stephanni da Costa Aline Pereira Lima |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
Regências sobre estratégias de leitura e gêneros textuais no Programa Residência Pedagógica |
Aimê Pelegrine dos Santos Ariane Dias Moura Davi Reis Silva Oliveira Cláudia Renata Pinho Batista Luziano |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO II |
||
Sala: B 107 Mediadora: Prof. Dra. Aleteia Eleuterio Alves Chevbotar Monitora: Izaeli Galdino da Luz |
||
RODADA I: 19h às 20h15 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
As contribuições da literatura infantil para a aprendizagem e/ou desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos de idade |
Izaeli Galdino da Luz Aleteia Eleuterio Alves Chevbotar |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
As contribuições das propostas de alfabetização desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica |
Carolina Jardim dos Santos Jessica Luana Pereira Neves Thayane Aparecida Cano Moro Juliana Aparecida Matias Zechi |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
Quintais brincantes e possibilidades para as escolas |
Isabelle Clemente dos Santos Aline Pereira Lima |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
RODADA II: 20h15 às 21h30 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
As vivências no PIBID em atividades de recreação, jogos e brincadeiras |
Luana Domingos de Souza Luana Correa Kamily Vitoria da Silva Aline Pereira Lima
|
Relato de experiência (apresentação presencial) |
O Programa de Iniciação à Docência e as atividades desenvolvidas com jogos e brincadeiras |
Juliana Miranda Garbin Ester Raquel Pereira da Silva Evellyn Gabrielly Prado da Silva Campos Aline Pereira Lima |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
O brinquedo na educação infantil: reflexões a partir do estágio obrigatório |
Beatriz Leite Ferreira Vaz Jonathan Oliveira Timoteo da Silva |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO III |
||
Sala: B 108 Mediador: Prof. Esp. Rafael Straiotto Mindin Monitor: Vitória D. S. Guimarães |
||
RODADA I: 19h às 20h15 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
Atuação de pedagogos em espaços não escolares: um estudo de caso sobre prática profissional em projetos sociais |
Ana Beatriz Santos do Nascimento Laia Glauciane de Souza Carlos Jéssica Kurak Ponciano |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
Formação de professores para a educação especial na perspectiva inclusiva a partir da narrativa de docentes com deficiência |
Vitória D. S. Guimarães João Vitor Neves Mello Fernanda Cristina de Souza Tamara de Lima |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
O brincar de crianças com TEA em contextos com a educação infantil inclusivos |
Agatha Juliana Luna Gonçalves Rafael Straiotto Mindin Fernanda Cristina de Souza |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
RODADA II: 20h15 às 21h30 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
A ludicidade e a relação professor-aluno: um olhar a partir da revisão bibliográfica |
Larissa Nogueira dos Santos Helena Vitória Ferreira da Silva Victória Roberta Soares Silva Caio Campos Morais |
Pesquisa concluída (apresentação presencial) |
Os discursos das crianças em relação ao brincar nas plataformas e atividades multimidiáticas |
Joaquim Ferreira da Cunha Neto |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação virtual) |
O uso de tablets na realização das atividades do Programa Residência Pedagógica |
Isabelle Clemente dos Santos Laís Fernanda Pereira Martins Suellen de Jesus Barrios Ribeiro Silva |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO IV |
||
Sala: B 109 Mediador: Prof. Dra. Tamara de Lima Monitor: Vitória D. S. Guimarães |
||
RODADA I: 19h às 20h15 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
A importância da brincadeira na educação infantil: experiências e reflexões de um estágio na pandemia da Covid-19 |
Karina Pauliquevis Ferreira Siqueira José Ricardo Silva |
Pesquisa concluída (apresentação presencial) |
Clima ético institucional na perspectiva de servidores técnicos e docentes |
Leiriely Ap. Lopes de Holanda Juliana Aparecida Matias Zechi |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
Educação e pandemia de Covid-19: desafios e possibilidades na perspectiva dos professores de ensino fundamental I |
Maria Eduarda Oliveira de Jesus Juliana Aparecida Matias Zechi
|
Pesquisa concluída (apresentação presencial) |
RODADA II: 20h15 às 21h30 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
Estágio docência para pós-graduandos: relato de experiência |
Edson Luís Rezende Júnior |
Relato de experiência (apresentação virtual) |
Programa Residência Pedagógica e regência de aulas: o que fica para nós futuros professores?
|
Agatha Juliana Luna Gonçalves João Vitor Mello Neves Vitória D. S. Guimarães Jacqueline Paula da Silva Ferreira |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
Transformações na prática docente: Reflexões a partir do Programa Residência Pedagógica
|
Grasielle Cristina Almeida Cruz Ingrid Guimarães dos Santos Vanessa dos Santos Silva Cavalcanti Cátia Gonçalves Vantini da Rocha |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO V |
||
Sala: D 104 Mediadora: Prof. Dra. Débora Alfaro São Martinho da Silva Monitora: Maria Eduarda Alves Sant’Ana Silva |
||
RODADA I: 19h às 20h15 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
A atividade lúdica no contexto de uma pesquisa-intervenção |
Daniele Maria dos Santos Joyce Juliana Ferreira Viegas Mayana Ribeiro Sobrinho Laissa Caroline Vieira Ferreira |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
Aplicação de práticas pedagógicas no ensino fundamental: a relação do brincar no âmbito escolar |
Barbara Caravante Dias Geovanna Vitória Moraes Barros Isabela Rodrigues Cruz Tatielly Vitória Dias dos Santos
|
Relato de experiência (apresentação presencial) |
Promovendo a representatividade na ciência: uma investigação inicial sobre a percepção da concepção de cientista nos anos iniciais do ensino fundamental |
Amanda Gabriella Bonilha da Silva Patrícia da Silva Nunes
|
Relato de experiência (apresentação presencial) |
RODADA II: 20h15 às 21h30 |
||
Título do Trabalho |
Autores |
Modalidade |
O Pibid e o trabalho com recomposição de aprendizagens: um relato de experiência
|
Maria Gabriela Marcelino Aline Pereira Lima |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
Vivências e contribuições do estágio não obrigatório para a formação inicial do pedagogo |
Carolina Jardim dos Santos Aline Pereira Lima |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
Vivências na educação infantil e as contribuições para a formação inicial |
Jéssica Luana Pereira Neves Thayane Aparecida Cano Moro Aline Pereira Lima |
Relato de experiência (apresentação presencial) |
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO VI |
||
Sala: D105 Mediador: Prof. Dr. Leandro Antônio Guirro Monitora: Bianca Rezende Lemes |
||
RODADA 1 – 19h às 20h15 |
||
Título do trabalho |
Autores |
Modalidade |
A BNCC e a produção de hegemonia: considerações sobre as estratégias do capital para a legitimação da sociabilidade burguesa |
Fernanda Cristina Martins Martti Ione da Silva Cunha Nogueira |
Pesquisa concluída (apresentação virtual) |
A Colônia Húngara Hárpad e o ensino de história local: uma proposta formativa no âmbito do PIBID |
Bianca Rezende Lemes Yolanda Maria Ortega Leandro Antonio Guirro |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
Educação do campo: a luta do movimento sem-terra e o estabelecimento de políticas públicas destinadas a garantir o direito à educação |
Laís Fernanda Pereira Martins Débora Alfaro São Martinho da Silva |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
O ensino de história local a partir da figura “Chapéu de Couro” |
Aimê Pelegrine Santos Luciani Puerta da Silva Oliveira Leandro Antonio Guirro |
Pesquisa em desenvolvimento (apresentação presencial) |
[1] https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/linguagem